quinta-feira, dezembro 13

Mas será que ninguem me entende...

Na sexta passada senti mais à seria as dificuldade de não se falar a lingua do país onde estamos. Fui para Debrecen a segunda maior cidade da Hungria para a promoção da Hanns G (uma das marcas que a empresa vende). Como não sabia onde era fui de taxi da estação até à universidade onde se ia realizar a promoção. Não é que para além de me ter levado um balurdio ainda queria ficar com o troco...guardou o dinheiro todo e ficou a olhar para mim como um burro pa um palacio a falar em Hungaro como quem diz porque que é que não sais do carro. Depois de muita conversa por gestos lá consigo sair do taxi com o meu troco.
Depois vou ao camião da promoção e pergunto pelo Zsoltan, a pessoa da minha empresa com quem devia ir falar...olharam para mim e mostraram-me o programa!! hum...ok next! expliquei que estava a trabalhar na Difo como estagiaria...olharam para mim e começaram a pedir-me autorização para fazer as coisas. Por mais que explicasse que não mandava nada... não dava, continuava tudo na mesma. Decidi ir comer qualquer coisa. Entro e pergunto a um estudante "where is the bar" responde-me "niet niet"....hum ok fui procurar sozinha e ao encontrar peço à senhora "I want Sandwich with cheese". Dá-me um pão com fiambre. Eu: No I want with cheese. A mulher para mim: yes yes, no cheese!! rrrr!! ok desisti e fiquei-me pelo café. E foi assim até encontrar o Zoltan que finalmente traduzia o que aki a alien dizia...

domingo, dezembro 9

As noites deste fim de semana.

Bem estes bares, discos e pubs cá em Budapeste sao mesmo eskesitos. Sexta fomos ter com uns da nossa empresa a um bar supostamente muito porreiro, o Morissons (ou kk ksa deste genero). Quer dizer sai-nos uma porta com uma escadaria, como que uma entrada para uma cave (À entrada uns estrangeiros para nós “ are u sure you wanna get in”) La dentro era giro, muito mais espasçoso do que eu imaginava, com uma grande diversidade de pessoas (desde gays, a miudos, a mulheres duvidosas, a homens armário, a gente normal...) e uma pista de dança muito “agressiva”!!
No Sabado decidimos ir conhecer uma das que dizem ser a discoteca mais gira de cá...o dokks! A musica era boa e o espaço muito giro e normal (não uma cave ou um prédio a cair). Hum....as pessoas é que eram mais ou menos! Parecia a festa dos seguranças (nka vi tantos homens 4 por 4 juntos), mais de metade das mulheres tinham-se eskecido de parte da roupa em casa e no palco um show muito duvidossooo!! ;) mas as três sempre na nossa, Adoramos a noite, dançamos até não aguentar mais os pés e divertimo-nos bastante!








As primeiras semanas....

As primeiras semanas em Budapeste foram sem duvida fantasticas. Depois de bem instaladas na nossa casa enorme, fomos trabalhar na segunda logo pela manhãzinha. A apresentação do nosso trabalho que fizemos no primeiro dia correu muito bem e o dia de trabalho acabou por volta do 12h00. Aproveitamos para ir as compras...apenas das coisas basicas la para casa. Lá fomos nos de listinha na mão e carro na outra a trazer metade do supermercado no carrinho. Sentimos entao pela primeira vez as desvantagens de não falar nem perceber hungaro. Descobrir o que era azeite, distinguir o que era manteiga ou margarina, e agua sem gas ou com gas...um problema!! Mas o mais comico mesmo foi pedir ao senhor do talho metade carne de vaca metade carne de porco por gestos....ele não entendeu ainda nos rogou n pragas em hungaro.
A nossa risada continuou com a Ana a tentar trazer meio carro de compras em sacos...o que a obrigava a parar de 2 em 2 minutos e ficar de rabo po ar no meio da rua durante pelo menos 30 segundos para descansar.
Fora a Ana e a Catarina serem apanhadas pelo senhor Pica com o bilhete mal picado (que quase deu em policia), O resto da semana correu bem...aos poucos fomos entrando no ritmo do trabalho (se bem que ainda não temos muita coisa para fazer) e eu a habituar-me ao pior dos horarios (das 8h30 as 5h – meaning levantar as 7H DA MANHA, madrugada para mim)!! Cada vez mais acho que os notivagos deveriam ter dirieto a entrar mais tarde... trabalhamos lindamente à noite, contudo, essa logica inverte-se proporcionalmente quando o temos que fazer no duro horario matinal.
Saimos pela primeira vez à noite ca em Budapeste....os sitios que fomos são escuros,(sim porque aqui transformam os predios que estao à espera de licensa para serem demolidos, o que significa que já estão a cair de podres em bares e discotecas) todos grafitados com uma entrada digamos que muito duvidosa!! Lá dentro tudo é normal, as pessoas super porreiras musica...hum va porreirinha e um espaço também engraçado. Divertimo-nos imenso embora voltasse-mos cedo para casa...sim porque aqui as discos e bares as 4h estão a dar as ultimas!!! Hum...não nada como Portugal que bomba até de manhã.




terça-feira, dezembro 4

Vienaaa :D

E a nossa primeira viagem foi a VIENAA!!! As expectativas eram já bastante altas uma vez que sempre ouvi falar muito bem da cidade...não posso dizer que me desilidiu mas também não as ultrapassou ;) Uma cidade com bastante coisa para ver e um imenso espirito natalicio!! Visitamos tudo, andamos kilometros, comemos os frutos cobertos de chocolate, passeamos por entre feirinhas de Natal, a Rathaus, o Sthephandom, o castelo e a cidade da Sissi...

A Rathaus!!

As ruas de Viena!!!

O Stephandom!



O palacio da Sissi por trás!

Ups...que quase que a Catarina caia!

O chazinho sempre a meio da tarde.

Os interiores do palacio da Sissi!

A chegada meias perdidas com o mapa às voltas!

As feirinhas de Natal!!

A Ana a perder a cabeça com as imensas lojas!

A Ana relaxadissima no restaurante dos cuscus!

A "mitra" e a "bling bling" girls em Viena!

É por estas e por outras que já ganhei n quilos a mais!

As arvores de Natal espalhadas por toda a cidade!